sábado, 21 de agosto de 2010

Análise da língua

Estava no meio de uma discussão quando ouvi a palavra “envolver”. Comecei a pensar em tantas palavras e como os gestos e o próprio formato das letras que constituem esta se adaptam perfeitamente ao seu significado. Por exemplo, ENVOLVER é uma palavra tão envolvente que você não consegue dize-la sem abrir seus braços e traze-los de volta envolvendo seu peito. Já reparou?
E COGUMELO? Combina exatamente com sua essência e seu corpo marcado e colorido. Não existe palavra mais doce e sensual que CHOCOLATE. Agora dá pra imaginar a mistura do chocolate com o cogumelo? A vibração das cores e sabores é 25 vezes maior juntos. Imagine só! Uma cascata de chocolate num mundo verde de cogumelos insaciáveis. Olha só, o percurso da Cascata quando sofre um desvio de 90° no sentido horário. É uma verdadeira CASCATA. Mas ela não deixa esses cogumelos provarem do tsunami o qual pode provocar e eles têm que se acostumar com seus míseros respingos. RESPINGO, muito pouco, sentiu? Não é nem um copo nem um poço. É só um respingo.
Tem palavra mais aberta que ESCANCARADA? Você quase não fecha a boca. Já ao falar CUIDADO e CALMA é quase impossível proferi-las sem simultaneamente na primeira apontar o dedo e movimenta-lo para tentar mantê-lo em equilíbrio. E a segunda sem espalmar a mão e mudar o tom de voz para acompanhar o sentido da palavra. Calma!
ABRUPTAMENTE é uma que por si só atropela as outras que estão por vir. MENSTRUAÇÃO. Esta é tão longa que só de ouvi-la já dá pra sentir as dores do próximo mês. Já reparou o quanto cotidiano fica rotineira ao ser soletrada? CO-TI-DI-A-NO. Dá para notar a prática habitual só em enunciá-la.
Não tem palavra mais fanha que FRONHA. Fronha é tão NHEM. Essa não esta no seu respectivo objeto. E quando você acaba o seu vocabulário aí você chama a palavra ou seu referente de COISA. O que é coisa? Não sei. Qualquer coisa.

2 comentários:

  1. como eu já havia dito antes, ótimo texto, rah :D
    beeijo:*

    ResponderExcluir
  2. Vc ta me saindo uma verissimo de mão cheia tenho orgulho disso... Xero...

    ResponderExcluir