sábado, 21 de agosto de 2010

Racional ou máquina?

Hoje vi uma cena que me deixou extremamente perplexa com o comportamento humano. Estava passando em frente ao TRT, quando olhei pra calçada e uma menina estava passando mal. No começo achei que era brincadeira entre amigos, mas depois vi que era muito sério. Ela caiu nos braços de dois meninos e estes seguraram seu corpo até ela estar completamente no chão. Os dois rapazes deixaram essa moça lá e sairam assustados como se tivessem cometido um crime.
Não entendi a participação deles. Não sei se eles foram os agentes causadores ou simples adolescentes que voltavam da escola. O fato é que eles não ajudaram. A menina estava no chão e dando esparmos que pareciam convulsões. Ela parou e voltou ao normal, mas ainda não se sentia bem.
Tudo isso aconteceu e ninguem ajudou essa pobre moça. O que me deixou mais indignada foi que as pessoas passavam do lado dela, olhavam uns para os outros e seguiam seu caminho, esperando a atitude de um bom samaritano. Uma mulher chamou minha atenção em especial. Ela olhou a garota e entrou no carro.Ligou o veiculo que estava estacionado e deu ré. O carro desviu esta pedra e seguiu seu caminho.
Abri a janela e li os lábios de que gritavam por ajuda. Nada pude fazer. Me senti péssima por isso. Porque vi em seu olhar que ela precisava de socorro, mas o trânsito me impediu que o fizesse. É repugnante o comportamento do ser humano em situações como esta. Nós precisamos aprender o minimo de respeito com a vida e com as pessoas. que mundo é esse? Que pais é esse, no qual as pessoas são capazes de passar por cima pra não perder o horário de almoço? O homem se diz um ser racional. Se para ser considerado racional for necessário ignorar a existência do outro e negar uma ajuda em prol de perder tempo, eu prefiro ser IRRACIONAL. Eu prefiro ser animal. Porque o animal se preocupa com o bem-estar dos seus companheiros. Eu prefiro ser animal pelo mero fato de que o homem é egoista e um tanto desprezível.

                                                                                                                           14.06.2010

Um comentário: